Ensino de Ciências e Sensibilização Quanto à Poluição Sonora na Escola

Autores

  • Davi de Oliveira Lima
  • Joelso Cardoso de Souza
  • Roberta Lima Moretti
  • Geison Jader Mello
  • Edione Teixeira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25p

Resumo

Estudos a respeito da poluição sonora em ambiente escolar mostram que essa forma de poluição tem trazido significativos prejuízos aos profissionais da educação e aos alunos. Levando em consideração a relevância do tema, esta pesquisa tem a intenção de tornar claro se a poluição sonora está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Profª Maria Villany Delmondes e quais os perigos e os efeitos que este tipo de poluição pode causar. O objetivo deste trabalho é investigar se existe a poluição s onora na escola em questão, compreender o que pode ser feito para evitar este problema e promover junto aos alunos do 8˚ ano uma reflexão sobre o assunto como um primeiro passo para a mudança de hábitos. A análise de dados da pesquisa de campo realizada na escola em questão, no dia 20/09/2013, na sala do 8º ano A, foi feita a partir das medições realizadas com o decibelímetro e de questionário aplicado para coletar dados e informações sobre o tema junto aos alunos. As medições de níveis sonoros foram realizadas em diferentes ambientes escolares e em duas situações: com a presença dos alunos e sem a presença dos mesmos. Também foram realizadas medições no entorno da escola. Essa intervenção permitiu conhecer a realidade da escola em questão e dos estudantes a respeito desse problema que afeta a saúde humana.

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos