O Uso de Modelos Didáticos como Instrumento Pedagógico de Aprendizagem em Citologia

Autores

  • Edirce Elias da Silva
  • Jaquiele Thayane Gadelha Ferbonio
  • Jaquiele Thayane Gadelha Ferbonio
  • Nadja Gomes Machado
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25p

Resumo

A utilização de modelos didáticos como instrumento pedagógico de aprendizagem em citologia é de grande importância, pois a partir do ensino fundamental é abordada a temática citologia. Mesmo com abordagem superficial, ela deve ser base para construção do conhecimento para anos posteriores de estudo. A citologia possui conceitos abstratos e de difícil visualização, tornando-se necessário o uso de diferentes abordagens em seu ensino de maneira que a sua aprendizagem seja significativa. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho da utilização modelos didáticos na aprendizagem sobre citologia na disciplina de ciências para discentes do 7º e 8º anos da Escola Municipal Professora Maria Vilany Delmondes, situada em Jaciara - MT e da Escola Estadual Irmã Miguelina Corso, situada em São Pedro da Cipa - MT. Para avaliar o desempenho desses modelos na aprendizagem, duas aulas com intervenção de modelos e duas aulas expositivas foram realizadas. Após essas aulas, um questionário foi aplicado para comparar os níveis de assimilação dos estudantes expostos às aulas com modelos e às aulas expositivas. Os discentes expostos às aulas com modelos apreenderam melhor os conceitos e participaram com maior envolvimento, o que possibilitou maior motivação e criatividade do que os discentes expostos apenas às aulas expositivas. Portanto, o uso de modelos didáticos constituiu-se como uma ferramenta eficiente ao aprendizado de citologia, possibilitando estabelecer relações e significados entre conceitos abstratos e concretos.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos