Horta Escolar: Interdisciplinaridade, Reflexão Ambiental e Mudanças de Hábitos Alimentares

Autores

  • Daniele Cristina Farias da Silva
  • Ideilson Batista Amarães
  • Marcos Vinícius Ferreira Vilela
  • Leandro Carbo
  • Raquel Martins Fernandes Mota

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25p

Resumo

O projeto horta escolar foi inserido na Escola Emanuel Pinheiro e desenvolvido no mês de abril a outubro deste ano, teve a participação ativa da comunidade escolar e orientação dos idealizadores do projeto. Nele foram trabalhadas duas atividades principais: a implantação da horta escolar e a utilização da mesma como ferramenta pedagógica. O presente trabalho teve o intuito e objetivo a implantação da horta, visando o enriquecimento da merenda escolar, na medida em que se observasse e valorizasse o trabalho de forma prática para um processo de ensinoaprendizagem, considerando a horta como laboratório a “céu aberto”, bem como trabalhando no processo da interdisciplinaridade. Percebeu-se que os alunos tiveram maior interesse em consumir vegetais obtendo uma alimentação mais saudável, além de terem desenvolvido a percepção e valorização de uma aula prática, o que possibilitou a continuação do trabalho. Mediante isso, pode-se afirmar que as atividades realizadas na prática, além de causar certa curiosidade aos alunos; proporcionou o envolvimento e a participação nas aulas, acarretando estímulos para autorreflexão a respeito dos hábitos alimentares saudáveis, além de uma elevação do grau de conscientização para com as questões abordadas na educação ambiental.

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos