Horta Escolar: Interdisciplinaridade, Reflexão Ambiental e Mudanças de Hábitos Alimentares
DOI:
https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25pResumo
O projeto horta escolar foi inserido na Escola Emanuel Pinheiro e desenvolvido no mês de abril a outubro deste ano, teve a participação ativa da comunidade escolar e orientação dos idealizadores do projeto. Nele foram trabalhadas duas atividades principais: a implantação da horta escolar e a utilização da mesma como ferramenta pedagógica. O presente trabalho teve o intuito e objetivo a implantação da horta, visando o enriquecimento da merenda escolar, na medida em que se observasse e valorizasse o trabalho de forma prática para um processo de ensinoaprendizagem, considerando a horta como laboratório a “céu aberto”, bem como trabalhando no processo da interdisciplinaridade. Percebeu-se que os alunos tiveram maior interesse em consumir vegetais obtendo uma alimentação mais saudável, além de terem desenvolvido a percepção e valorização de uma aula prática, o que possibilitou a continuação do trabalho. Mediante isso, pode-se afirmar que as atividades realizadas na prática, além de causar certa curiosidade aos alunos; proporcionou o envolvimento e a participação nas aulas, acarretando estímulos para autorreflexão a respeito dos hábitos alimentares saudáveis, além de uma elevação do grau de conscientização para com as questões abordadas na educação ambiental.