Reutilização de Óleo de Cozinha: Interdisciplinaridade e Experimentação no Ensino de Ciências

Autores

  • Jaryanne Rufino da Silva
  • Jolnara Grübel
  • Dayse Iara Ferreira de Oliveira
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
  • Raquel Martins Fernandes Mota

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25p

Resumo

A partir da preocupação atual com o meio ambiente, sugerem-se novas formas práticas de serem desenvolvidos trabalhos que envolvam a sustentabilidade na escola. Portanto, as metodologias participativas são consideradas relevantes para com os alunos, bem como, com a comunidade escolar em geral (professores, coordenadores e equipe de apoio). Desse modo, realizou-se uma intervenção abordando a questão da poluição causada pelo óleo de cozinha utilizado nas residências dos alunos, sendo este descartado de forma inadequada. Apresentou-se como destino alternativo menos agressivo ao meio ambiente a produção de sabão, evidenciando então, os benefícios que esta ação pode proporcionar ao solo, a água e até mesmo o ar. Como objetivo principal buscou-se demonstrar aos alunos e professores uma maneira diferenciada de envolver assuntos trabalhados na disciplina de ciências, sendo através deste, proporcionada uma aula expositiva com atividade experimental, visto que estas questões podem suscitar no aluno interesse e consequentemente sua participação, considerando-o dessa forma, parte atuante no processo de ensino/aprendizado. Assim trabalhou-se essa temática em duas ocasiões, primeiramente com alunos do 9° ano com um abarcamento interdisciplinar e, posteriormente com alunos do 6° ano, ambas as classes da Escola Estadual São Francisco, que está localizada na cidade de Jaciara/MT e foi foco de estudo durante esse período. Utilizou-se pesquisa com aplicação de questionário e roda de conversa para averiguarse a maneira mais eficaz de expor conteúdos nas aulas de Ciências, na qual constatou-se por analises de dados que trabalhar um assunto de maneira interdisciplinar, enfatizando a ruptura da fragmentação das disciplinas, explanando vínculos entre teoria e prática, e evidenciando contexto dos alunos, desenvolve uma situação favorável para que seja despertado o envolvimento e o entendimento dos conteúdos da área de ciências da natureza.

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos