Sala de Aula Invertida: Possibilidade do Uso do Recurso Digital (Microsoft Sway) para o Desenvolvimento da Aprendizagem em Ciências Naturais

Autores

  • William Cristiano Figueiredo Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.
  • Adriele Tainá Ferreira da Silva Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.
  • Beatriz Silva Santiago Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.
  • Heloísa Glins Santos Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.
  • Jorge Raimundo da Trindade Souza Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2021v16n16p30-34

Resumo

Resumo
A utilização de recursos tecnológicos e mídias digitais se tornaram essenciais diante da realidade vivenciada devido a pandemia da Covid-19. O objetivo deste trabalho foi o de propor uma estratégia para o desenvolvimento do professor para aulas remotas com a utilização de metodologia ativa: Aula invertida com o uso do recurso digital Microsoft Sway, para o desenvolvimento da aprendizagem em Ciências Naturais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho exploratório, com a aplicação de um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas, abertas e mistas pelo Google Forms, no período de 1 a 21 de julho. O participante da pesquisa foi um professor voluntário do PIBID: FISCIENAT-UFPA de Ciências Naturais, da Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Belém–PA. Os resultados demonstraram que o fator econômico é um empecilho para os alunos das turmas do professor, principalmente no acesso ao material fornecido. Em relação a estratégia didática da sala de aula invertida o resultado foi que embora o professor não tenha tido a oportunidade de utilizar em sala de aula, possui amplos conhecimentos prévios sobre da metodologia e da tecnologia em sala, contudo, possuía conhecimentos prévios acerca da tecnologia. Logo conclui-se que o professor tem uma base para conseguir ministrar suas aulas de forma ativa, tornando o processo de aprendizagem mais interativo, influenciando positivamente na aprendizagem do alunado.

Palavras-chave: Sala de Aula Invertida. Tecnologia Digital na Educação. Ciências Naturais.

Abstract
The use of technological resources and digital media has become essential in the face of the reality experienced due to the Covid-19 pandemic. The objective of this work was to propose a strategy for the development of the teacher for remote classes with the use of active methodology: Inverted classroom with the use of the digital resource Microsoft Sway, for the development of learning in Natural Sciences. The methodology used in the research was exploratory, with the application of a semi-structured questionnaire, with closed, open and mixed questions, using Google Forms, from July 1st to July 21st. The research participant was a volunteer teacher of the PIBID: FISCIENAT-UFPA of Natural Sciences, from a State School, located in the metropolitan area of Belém - PA. The results showed that the economic factor is an obstacle for the students of the teacher's classes, mainly in the access to the material provided. In relation to the didactic strategy of the flipped classroom, the result was that although the teacher did not have the opportunity to use it in the classroom, he had ample previous knowledge about the methodology and the technology in the classroom, however, he did have previous knowledge about the technology. Therefore, it is concluded that the teacher has a basis to be able to teach his classes in an active way, making the learning process more interactive, positively influencing the students' learning.

Keywords: Inverted Classroom. Digital Technology in Education. Natural Sciences.

Biografia do Autor

William Cristiano Figueiredo, Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.

Graduando do curso de Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Coordenador do Centro Acadêmico de Ciências Naturais, bolsista do Programa Conexão dos Sabere, voluntário no Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência (PIBID).

Jorge Raimundo da Trindade Souza, Universidade Federal do Pará, curso de Ciências Naturais. PA, Brasil.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1995) e doutorado em educação em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI / UFPA) (2016). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: CTS, Ensino e aprendizagem em Química e Prática Pedagógica em Química e Ciências Naturais.

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos