Otimização do Custo de um Pavimento Flexível com a Utilização da Ferramenta Excel Solver
DOI:
https://doi.org/10.17921/1890-1793.2020v15n15p02-07Resumo
Resumo
O intenso processo de urbanização das últimas décadas levou à necessidade de implantação de infraestruturas, entre elas a infraestrutura viária. No Brasil a malha viária é responsável pela maior parte do transporte de cargas e pessoas. Em função dos custos envolvidos em uma obra de pavimentação, o objetivo principal deste trabalho foi a otimização do custo de um pavimento flexível, considerando o tipo de estrutura, as espessuras das camadas e o valor dos materiais empregados. Para tanto, as estruturas foram dimensionadas a partir do Método de Projeto de Pavimentos Flexíveis (DNER, 1981) e com a utilização da ferramenta Solver do Microsoft Excel. Para a realização das análises manteve-se fixo o Número N, as Distâncias Médias de Transporte e os custos envolvidos no processo, já os valores de CBR de subleito e reforço de subleito foram variados. Na maioria dos casos estudados a estrutura constituída por revestimento, base e reforço de subleito mostrou-se mais econômica que as demais. Além disso, a utilização da ferramenta Excel Solver implicou em um menor custo total de pavimento apenas quando o CBR do reforço de subleito é menor que 12%, nas demais situações não houve diferença entre o método do DNER e o dimensionamento feito pelo Solver.
Palavras-chave: Otimização. Custo. Pavimentos flexíveis.
Abstract
The intense urbanization process of the last decades has led to the need to implement infrastructure, including road infrastructure. In Brazil, the road network is responsible for most of the transportation of cargo and people. Because of the costs involved in a paving work, the main objective of this paper was to optimize the cost of a flexible pavement, considering the type of structure, the thickness of the layers and the value of the materials used. For that, the structures were dimensioned using the Flexible Pavement Design Method (DNER, 1981) and using the Microsoft Excel Solver tool. In order to carry out the analyzes, the Number N, the Average Transport Distances and the costs involved in the process remained fixed, since the CBR values of subgrade and subgrade reinforcement were varied. In most of the cases studied, the structure consisting of surface course, base course and subgrade reinforcement proved to be more economical than the others. In addition, the use of the Excel Solver tool resulted in a lower total pavement cost only when the CBR of the subgrade reinforcement is less than 12%, in the other situations there was no difference between the DNER method and the design made by Solver.
Keywords: Optimization. Cost. Flexible Pavements.