Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação Como Recursos Didáticos no Laboratório de Química Analítica Instrumental
DOI:
https://doi.org/10.17921/1890-1793.2020v15n15p27-32Resumo
Resumo
Foram implementadas experiências didáticas e metodológicas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente de laboratório de química analítica instrumental. Estes recursos foram utilizados para alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química e Bacharelado em Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa, possibilitando uma melhor utilização do tempo de laboratório e consequentemente um maior aproveitamento dos alunos como um todo durante as aulas. Promoveu-se dessa forma a dinamização das aulas valorizando o envolvimento de docentes e discentes com a socialização de práticas relacionadas ao uso de tecnologias da informação e comunicação dentro do ambiente de sala de aula. Neste caso ocorreu a participação dos discentes em atividades diferenciadas com os dados gerados por instrumentos, sendo disponibilizados em sites como o Dropbox para posterior trabalhos dos alunos. Na sequência, de forma aleatória, os alunos foram solicitados a apresentar os resultados obtidos para toda a turma diretamente do celular, tablet ou notebook, via projetor multimídia equipado com um Chromecast. O retorno desta experiência pedagógica, de acordo com os alunos, foi positivo, tendo em vista as opiniões sobre a importância de se de se usar estas ferramentas tecnológicas em sala de aula.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Química Analítica Instrumental. Dropbox. Espectrofotmetria.
Abstract
Didactic and methodological experiments were implemented to improve the teaching and learning process, using information and communication technologies (TICs) in the instrumental analytical chemistry laboratory environment. These resources were used for students of the Degree in Chemistry, Bachelor of Chemistry and Bachelor of Biochemistry courses at the Federal University of Viçosa, enabling a better use of laboratory time and consequently a greater use of students as a whole during classes. In this way, the dynamization of classes was promoted, valuing the involvement of teachers and students with the socialization of practices related to the use of information and communication technologies within the classroom environment. In this case, the participation of students in different activities occurred with the data generated by instruments, being made available on sites such as Dropbox for later work by students. Then, at random, students were asked to present the obtained results to the whole class directly from their cell phone, tablet or notebook, via a multimedia projector equipped with a Chromecast. The return of this pedagogical experience, according to the students, was positive considering the opinions about the importance of using these technological tools in the classroom.
Keywords: Information and Communication Technology. Instrumental Analytical Chemistry. Dropbox. Spectrophotometry.