As Competências Informacional e Midiática no Ensino Superior

Autores

  • Fernando Célio Deus Universidade FUMEC, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; e Faculdade Pitágoras Betim. MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1026-4961
  • Ana Maria Pereira Cardoso Universidade FUMEC, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2018v13n13p02-08

Resumo

Os avanços dos recursos tecnológicos colocam grandes desafios para as Instituições de Ensino Superior que necessitam incorporar as tecnologias de informação e comunicação em suas atividades pedagógicas. A metodologia da Sala de Aula Invertida - SAI corresponde ao método de ensino com aulas presenciais e o suporte de conteúdos em ambientes virtuais.  O artigo apresenta um modelo de avaliação das competências informacional e midiática de alunos do Ensino Superior para utilização da metodologia SAI em sua potencialidade. O modelo foi baseado em revisão de literatura e testado em uma instituição, que adota a SAI como metodologia de ensino. Os resultados demonstraram um desempenho satisfatório dos alunos nas dimensões relacionadas ao acesso e exploração hipertextual dos recursos disponíveis na plataforma, no entanto identificou-se um gap referente às habilidades relacionadas com os aspectos éticos, que devem balizar a produção de textos acadêmicos e científicos. 

Palavras-chave:Competência Informacional e Midiática. Uso de Tecnologias no Ensino.

 

Abstract

Advances in technological resources pose great challenges for higher education institutions that need to incorporate information and communication technologies into their pedagogical activities.The methodology of the Flipped Classroom corresponds to the method of teaching with face-to-face classes and with the contents support in virtual environments. This paper presents a model for the evaluation of the informational and mediatic competences of higher education students to use the SAI methodology in its potentiality. The model was based on literature review and tested in an institution that adopts SAI as a teaching methodology. The results showed a satisfactory performance of the students in the dimensions related to access and hypertextual exploitation of the resources available in the platform, nevertheless a gap was identified regarding the skills related to the ethical aspects that should be used to produce the academic and scientific texts.

 Keywords: Informational and Mediatic Competences;Technology and Teaching.

 

Biografia do Autor

Fernando Célio Deus, Universidade FUMEC, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; e Faculdade Pitágoras Betim. MG, Brasil.

Professor Pitagoras. Mestre em Sistema de Informação e Gestão do conhecimento FUMEC - MG. Pós Graduação Latus Sensu (MBA) em Gestão de projetos (IBMEC). Graduação Ciência da Computação. Técnico em Eletrônica. Ex funcionário de empresa multinacional do ramo automotivo, atuando em diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de motores, tendo a responsabilidade de Gerente de Sistemas. Ligado ao desenvolvimento de motores para aplicação veicular FIAT/CHRYSLER. Professor da Rede Kroton, Pitágoras. Membro do grupo de pesquisa Laboratório do Acesso à Informação e ao Conhecimento (LAIC) . Eixos temáticos: i) Transparência governamental, dados governamentais abertos, Lei de Acesso à Informação; ii) Governança da Internet e Marco Civil da Internet; iii) Estado Informacional, política de informação e política de inovação; iv) Letramento informacional e inclusão informacional. Tendo 3 publicações - Análise de EMC e Experimentos da Configuração de Aterramento do Sistema Veicular para as Unidades de Controle Automotivo - Rede LIN/CAN como padrão automobilístico - Desenvolvimento de motor combustão interna com aproveitamento de resíduos do lixo, Biogás (CH4) para geração de energia elétrica. - Menção Honrosa 2013 AEA.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos