Utilizando as Boas Práticas do Guia PMBOK Aliadas ao Scrum Para o Desenvolvimento de Games
DOI:
https://doi.org/10.17921/1890-1793.2017v12n12p54-59Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fornecer uma referência para o processo de desenvolvimento de jogos digitais (games), utilizando as boas práticas do guia PMBOK aliadas a um dos frameworks mais utilizados pelas empresas de Tecnologia da Informação, o Scrum. Apresentando um caminho no qual é possível extrair o melhor de cada abordagem e explanar como aplicar na criação e no desenvolvimento de games. Oferecendo, dessa forma, a oportunidade para os profissionais da área de produção de games criarem e aplicarem sua própria metodologia de acordo com a sua realidade, inerente ao tamanho da equipe ou empresa, na qual o principal foco é o sucesso do projeto, ou seja, entregar um produto com qualidade, dentro do prazo e orçamento previsto.
Palavras-chave: Guia PMBOK. Scrum. Jogos. Abordagem.
Abstract
This paper aims to provide a reference for the digital games development process using PMBOK’s Guide best practices allied to one of the frameworks most commonly used by In-formation Technology companies, Scrum. Presenting a path in which the best of each approach is extracted and explained how to apply in the games conception and development. Providing thus the opportunity for professionals in the games production area establish and implement their own methodology in accordance with their reality inherent to the team or company size , where the main focus is the project success that is, deliver a quality product, on time and within the budget.
Keywords: PMBOK Guide. Scrum. Games. Approach.