Análise do Aeroporto de Ribeirão Preto Sobre a Perspectiva de Séries Temporais de Passageiros e Cargas Aplicadas por Regressão Linear Múltipla

Autores

  • Luiz Rodrigo Bonette
  • Walther Azzolini Junior
  • Jorge Alberto Achcar

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2016v11n11p7-11

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta a identificação do maior aeroporto do interior do Estado de São Paulo utilizando fatores que determinam a viabilidade de hubs regionais do modal aeroportuário medido através de dados secundários do período de 01 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2014. É estabelecido o fluxo de movimentação do modal aéreo a partir de critérios de avaliação do desempenho de operações/volumes do ponto de vista da eficiência operacional e econômica do Aeroporto de Ribeirão Preto. A pesquisa abrange séries temporais de passageiros e cargas, sendo aplicada a regressão linear múltipla utilizando o método de modelagem estatística. Os pressupostos desta pesquisa concluem que o aeroporto de Ribeirão Preto é um excelente hub caracterizado pelas suas altas demandas de passageiros e cargas propondo a necessidade da constante observação por métodos quantitativos de pesquisa com o objetivo de entendimento de sua necessidade por critérios econômicos e de sistemas de transportes logísticos aéreos. Conta-se neste necessário que existam fortes indícios para suas contribuições futuras sobre temas como expansão, concessão ou mesmo internacionalização de aeroportos secundários ou regionais no interior do Brasil, porém devem seguir inicialmente a análise do comportamento de suas demandas históricas comprovando que a região onde se localiza tem um forte perfil de produtos de valor agregado com relação a critérios logísticos gerais observáveis como o fator tempo e custo nas operações de otimização de transporte e distribuição aérea.

Biografia do Autor

Walther Azzolini Junior

Doutorado em Engenharia Mecânica USP

Jorge Alberto Achcar

Doutorado em Estatística

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Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos