Uma comparação entre as principais tecnologias de suporte ao desenvolvimento de ambientes virtuais multiusuário

Autores

  • Matheus Pessote Verdi
  • Marcelo Zani

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2007v2n2p118-126

Resumo

Com o impacto sócio-econômico provocado pela WWW (World Wide Web), novas tecnologias estão sendo consideradas para tornar ainda mais natural a interação homem-máquina dentro do ambiente da Web. A realidade virtual de mesa, que utiliza apenas de um computador convencional, ou seja, teclado, mouse, gabinete (UCP) e monitor, é uma das tecnologias cujas limitações estão sendo superadas, para que múltiplos usuários possam compartilhar um mesmo ambiente virtual tridimensional sintetizado pelo computador, em aplicações que vão de treinamento a entretenimento. Nesse sentido, várias tecnologias têm sido desenvolvidas para implementar ambientes virtuais multiusuário cada vez mais consistentes e mais próximos da realidade.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Edição

Seção

Artigos