Sistemas inteligentes na organização de conteúdos didáticos personalizados

Autores

  • Francisco Ramos de Melo
  • Viviane Meireles
  • Sirlon Diniz de Carvalho
  • Weber Martins
  • Lauro Eugênio Guimarães Nalini

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2007v2n2p107-117

Resumo

Este artigo apresenta a utilização de técnicas de inteligência artificial para personalizar conteúdos didáticos em ambientes de ensino não presencial. Para tal, é utilizado um meio de identificar e generalizar o padrão do aprendiz perante um sistema tutor inteligente (STI), tendo por base uma rede neural artificial (RNA). Conforme o padrão identificado pela RNA, é pré-estabelecido o caminho que pretende ser o mais adequado ao perfil do aprendiz. Para considerar o desempenho momentâneo deste aprendiz, foi implementado um sistema de regras fornecidas por especialistas, caracterizando como um sistema inteligente híbrido. A combinação destas duas técnicas, possibilitou a apresentação de um conteúdo didático personalizado e reativo aos diferentes momentos da leitura deste conteúdo. Os resultados apresentados demonstraram o grande potencial do sistema como ferramenta facilitadora em ambientes de ensino/aprendizagem não presencial.

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Publicado

2015-07-13

Edição

Seção

Artigos