Sistemas inteligentes na organização de conteúdos didáticos personalizados
DOI:
https://doi.org/10.17921/1890-1793.2007v2n2p107-117Resumo
Este artigo apresenta a utilização de técnicas de inteligência artificial para personalizar conteúdos didáticos em ambientes de ensino não presencial. Para tal, é utilizado um meio de identificar e generalizar o padrão do aprendiz perante um sistema tutor inteligente (STI), tendo por base uma rede neural artificial (RNA). Conforme o padrão identificado pela RNA, é pré-estabelecido o caminho que pretende ser o mais adequado ao perfil do aprendiz. Para considerar o desempenho momentâneo deste aprendiz, foi implementado um sistema de regras fornecidas por especialistas, caracterizando como um sistema inteligente híbrido. A combinação destas duas técnicas, possibilitou a apresentação de um conteúdo didático personalizado e reativo aos diferentes momentos da leitura deste conteúdo. Os resultados apresentados demonstraram o grande potencial do sistema como ferramenta facilitadora em ambientes de ensino/aprendizagem não presencial.Downloads
Publicado
2015-07-13
Edição
Seção
Artigos