Colaboração e multidimensionalidade como elementos para a avaliação da aprendizagem em cursos on-line
DOI:
https://doi.org/10.17921/1890-1793.2007v2n2p30-37Resumo
O presente artigo relata resultados obtidos em uma pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos online, tendo como elementos principais a colaboração entre os participantes e a multidimensionalidade. Ao considerar o caráter complexo do conhecimento pertinente, a multidimensionalidade procura oferecer subsídios para que a avaliação ocorra em todos os diversos momentos e através de todas as possibilidades em uma iniciativa on-line de ensino-aprendizagem. A investigação aqui relatada evidencia as amplas possibilidades desta modalidade avaliativa, ao desvelar pontos importantes da interação entre os participantes de um curso on-line de especialização em Design Instrucional para Educação On-line, oferecido através de parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a SITE Educacional. Todas as técnicas utilizadas ao longo deste trabalho tiveram como base a abordagem colaborativa, que se mostrou adequada para fomentar uma trajetória de construção de conhecimentos passível de acompanhamento e avaliação multidimensionais.Downloads
Publicado
2015-07-13
Edição
Seção
Artigos