Implementação e avaliação de desempenho de um cluster baseado em software livre para renderização distribuída em rede local

Autores

  • Eberval Oliveira Castro
  • Rodrigo Amaral Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2008v3n3p141-156

Resumo

A exemplo de algumas produções cinematográficas, animações e jogos em ambientes tridimensionais virtuais, problemas que exigem grande quantidade de processamento sejam pela complexidade das operações envolvidas ou pela quantidade de dados a ser tratada podem, geralmente, ser resolvidos utilizando-se a estratégia de processamento distribuído. O uso desta técnica torna-se fundamental quando não se dispõe de unidades computacionais com capacidade de processamento individual suficiente para se realizar produtivamente as tarefas em questão. A implantação e avaliação de desempenho de um sistema para renderização distribuída sobre uma rede local baseada em software livre (código aber-to) são apresentadas neste trabalho. O modelador 3-D utilizado é o Blender 2.46 e a renderização distribuída é realizada pelo DrQueue 0.60.0 ambos licenciados sobre a GPL (General Public License). Fatores de speedup aproximadamente lineares foram encontrados demonstrando o bom desempenho do sistema implementado.

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Publicado

2015-07-13

Edição

Seção

Artigos