Avaliação diagnóstica do entendimento dos alunos de ciências exatas sobre conceitos básicos de física quântica: um estudo de caso no campus da UniABC Anhanguera

Autores

  • Adilson Camilo de Barros
  • Camila Araújo Pan
  • Renata Nascimento Nogueira
  • Washington Barbosa da Silva
  • Ronni Geraldo Gomes de Amorim
  • Fernanda Oliveira Simon
  • Flávio César Vicentin

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2013v8n8p115-126

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi delinear um perfil acadêmico dos alunos da Anhanguera Educacional, em termos de conhecimentos básicos na área de ciências exatas, especificamente em conteúdos trabalhados na física quântica, para subsidiar ações do próprio corpo docente em nível nacional, para melhoria e aprofundamento da base conceitual necessária à cursos como engenharias, química, computação, licenciaturas e tecnologias. A metodologia empregada constituiu-se na aplicação de questionários à alunos de graduação na região do ABC Paulista. Os resultados estabeleceram um perfil sócio-econômico dos alunos bem como indicaram lacunas na base conceitual desses estudantes, a serem trabalhadas de modo permanente através de atividades de extensão por projetos e atualização de currículos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Edição

Seção

Artigos