Horta Escolar como Recurso no Ensino de Ciências na Perspectiva da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Lucicleia Marques da Silva Santana
  • Rodney Mendes de Arruda
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel

DOI:

https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25p

Resumo

Artigo escrito a partir de experiência prática, realizada em forma de intervenção pedagógica, numa Escola Estadual em Jaciara-MT. Utilizou-se a horta escolar como recurso didático para explorar o tema Alimentação Saudável, com a proposta de promover a aprendizagem significativa. Nesse mesmo enfoque aborda-se, também a questão do ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais, buscando a reflexão dos educadores acerca da importância de um trabalho pedagógico tendo como norte os aspectos que permeiam a vida cotidiana do educando. Para tanto, esse estudo tomou como referência o pensamento de vários autores. Os quais apontam que não cabe mais ensinar Ciências com base apenas em teorias, sendo que a prática é parte essencial para que os conhecimentos adquiridos sejam realmente eficazes e tenham significado para o aluno. Assim, tomando com referência o ensino de Ciências na perspectiva de intervenção prática em uma horta escolar, buscou-se a partir dessa interação, a participação e o envolvimento do educando resultado em diversas atividades acerca do tema, entende-se que esta aprendizagem foi efetiva.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos